A Secretaria de saúde do Estado da Bahia, através do HEMOBA, com o apoio da Prefeitura de Conceição da Feira e da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando neste dias 08 e 09 de agosto de 2017 uma campanha de incentivo à doação de sangue.

A doação de sangue é um ato voluntário e altruísta que SALVA VIDAS. Doar sangue é seguro, não vicia, não engorda, nem emagrece. Quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre. No entanto, a pessoa que deseja doar sangue deve receber algumas orientações antes de decidir pela sua doação.

Para doar sangue, o candidato precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar mais de 50kg; estar bem alimentado e não ter ingerido gorduras; ter dormido pelo menos 6 horas; e apresentar um documento oficial com foto recente, emitido por órgão oficial (carteira de identidade, carteira profissional, carteira de trabalho, previdência social ou passaporte). Outras condições são ainda avaliadas em triagem clínica para saber se o candidato está mesmo em condições de doar.

Hemoba
Em nosso estado, a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) é o órgão responsável pela política de sangue. A Hemoba coleta, estoca e distribui sangue e hemoderivados para todas as unidades da Bahia e responde na rede SUS pelos transplantes de medula. A Fundação também disponibiliza aos pacientes tratamentos odontológico e fisioterápico, triagem clínica e acompanhamento psicológico.

Quem doa sangue regularmente está ajudando pessoas que nunca viu, mas sabe que está ajudando muita gente!

 

O Prefeito Municipal Raimundo da Cruz Bastos (POMPÍLIO), deu um belo exemplo, doando o sangue na unidade móvel de coleta do HEMOBA na Praça da Matriz.

Participe você também! Os verdadeiros heróis são aqueles que dão sangue por você.