Grandes emoções no dia 14 de março de 2022, um cortejo da comunidade acompanhada pela Fanfarra Municipal de Conceição da Feira (FAMUCF) regida pelo Maestro Bráulio Freitas, apresentações artísticas, presenças da população neste evento histórico marcaram a entrega da escola à Comunidade.

 A seriedade com a aplicação dos recursos públicos permitiu que o Excelentíssimo Senhor prefeito João Pedro Labriola Cardozo reconstruísse e amplia-se a escola com recursos próprios. Nova estrutura, setores novos ampliados, cozinha, despensa, refeitório, banheiros com acessibilidade, chuveiros elétricos, área de circulação ampla, arejada, oito salas de aula climatizadas, além da secretaria, diretoria e sala dos professores.  Pergolados de eucaliptos internos, bebedouros, pias, dispensers, totem para álcool em gel, sabonete líquido. Uma nova escola quem viu, viveu, participou gostou muito do que fora feito dentre as muitas aplicações, a cozinha composta de total mobiliário, fogões, geladeiras, micro-ondas, pias inox, freezers, etc.

Nosso prefeito tem feito muito em pouco tempo da sua administração.  Como diz, Jurailton, Chefe de Gabinete: “o Prefeito Ativado.” O cuidado que ele tem tido com nossa gente é notório. Nossa escola desabou o teto que atingiu a secretaria, a diretoria e parte de uma sala de aula. Hoje completamente restaurada. Temos em construção ainda o muro do fundo da escola, a nossa Quadra que está esperando a análise de como concluir o projeto iniciado. Houve um momento em que fizeram uma linda e simples homenagem mas muito carinhosa para mostrar que o exercício de ensinar torna o professor imortal porque quando ele é lembrado de suas palavras e ações esse professor não morre permanece para sempre e assim as nossas diretoras professoras Rita Correia, Indayá Marques, Celeste Brandão, Ana Cristina Castelo, Dulcinéia as quais receberam das autoridades presentes nosso mimo: uma placa com a foto e caneca personalizadas mostrando o carinho pela dedicação e apreço pela educação conceiçoense. Cada um com sua marca, contribuiu de forma sempre zelosa. Agora, um novo tempo, uma nova escola, um novo Hérlio, lindo, dirigido pela jovem e dinâmica gestora, Alzira Castelo que frequentemente nos relembra que “para falar ao vento bastam palavras, para falar ao coração são necessárias obras”.  Então, haja inaugurações.  E nossa exímia Secretária de Educação, Ana Castelo, veio novamente mostrar para que foi indicada, fazer da educação deste município uma referência, juntos, João Pedro e Ana trouxeram o progresso digital para nossa Cidade Ternura. Através do Programa IdEdu juntamente com a Gestão de Tecnologia trouxeram computadores, tabletes, uma equipe de articuladores digitais apoiando aos professores em tempos tão remotos, tvs, notebooks, estrutura física totalmente restaurada e ampliada desta escola e tantas outras. Ana fez, faz e fará. Nos garante que Educação inclusiva, educação de qualidade e equidade, com capacitação para os professores, um professor socioemocional, e com valorização destes profissionais. Diálogo, aqui tem. Educação, amor, paixão, alegria, empatia, são valores necessários nestes tempos atuais. Investimento no pedagógico, recomposição da aprendizagem, atendimento aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais, o CAEE com atendimento de especialistas variados, psicólogas, psicopedagogas entre outros para minimizar alguns danos que a pandemia gerou. Mas, com o trabalho sério da Equipe técnica, unida, forte, compromissada, competente têm-se conseguido resultados exitosos. Professores compromissados, coordenadores pedagógicos, articuladores de Áreas. Uau!! E ainda tem mais… gestores, família, os funcionários, toda a comunidade escolar junta formando um grande grupo para transformar nossa Educação.

Estiveram presente nesse momento histórico: o prefeito João Pedro, a vice-prefeita Marlene Marques, o presidente da Câmara de Vereadores do nosso município Glauber Eliezio, o Chefe de  Gabinete Jurailton Cerqueira, também abrilhantando este momento a secretária de Saúde Luciane Labriola, os edis Meirinha, Dora da fazenda, D. Marinalva Palmeira, Chico do Cavaco, Ailan Pereira, Geisiel e o vereador Eliomar Amorim que pediu ao grande Deus que derramasse bênçãos inúmeras sobre essa instituição  e comunidade trazendo muita paz. Atento a tudo o edil João Mourão. Como não poderia faltar familiares, alunos, professores e funcionários da Unidade e demais colegas de outras escolas que vieram prestigiar este momento histórico. Houve apresentação de alguns estudantes declamando o poema de Paulo Freire – A escola é (lugar que se faz amigos, onde se percebe que todos são gente e que numa escola assim vai ser fácil: estudar, trabalhar, crescer…)  e que todos fazem parte da comunidade escolar são gente e gente que cuida de gente. Como diz nosso gestor: “o importante é a nossa gente.” Não sei precisar os gastos, porém sei que valeu a pena cada centavo investido. Chega de violência, de evasão, de repetência. Estamos construindo uma nova história, com sujeitos protagonistas, críticos, criativos, únicos, autônomos. Sabendo gerir as verbas públicas com seriedade e foco no povo, todos seremos beneficiados.

Um novo tempo, um novo Hérlio!

Sem comentários

Deixe um comentário

Skip to content