Nesta quinta-feira, 16 de novembro de 2017 foi realizada a Audiência Pública no Plenário da Câmara de Vereadores, que debateu diagnósticos das infraestruturas atuais e as prioridades para os próximos 20 anos, para fins de validação perante a sociedade do Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB, do município de Conceição da Feira.

A Audiência Pública contou com a participação, do Prefeito Municipal: Raimundo da Cruz Bastos – Pompílio,  dos Vereadores, Técnicos da Embasa, Representantes das Associações e do Sindicato Rural, Representantes das Igrejas, Integrantes do Consorcio Portal do Sertão, Secretários, Assessores, Diretores e Servidores Municipais do município, bem como, secretários de muitos municípios vizinhos, estudantes do Colégio Hélio Mascarenhas e representantes da população em geral.

O PMSB, é um plano que deve ser elaborado obrigatoriamente pelos municípios até o final do ano de 2017, onde devem ser verificadasas demandas municipais, como requisito para fins de disponibilização de recursos na área de saneamento. Após a conclusão do PMSB, o mesmo será transformado em Projeto de Lei pelo Executivo Municipal e encaminhado para Câmara Municipal para sua aprovação.

No decorrer da Audiência o Engenheiro Sanitarista e Coordenador do Plano de Saneamento do consorcio Portal do Sertão, explanou acerca do diagnóstico feito dos quatro eixos do Saneamento Básico do Município (Água, Esgoto, Drenagem Pluvial Urbana e Resíduos Sólidos), e apresentou um prognóstico com plano de ações imediatas, de curto, médio e longo prazo para serem implantadas no decorrer dos próximos 20 (vinte) anos. A população participou da audiência, gerando vários questionamentos e pontuações de ações que deveriam ser incluídas no PMSB do Município, o que foi considerado muito positivo pela Secretaria de Agricultura, Pesca e Meio Ambiente que organizou o evento.

A importância dos investimentos públicos que devem ser realizados no município superam os R$ 32 milhões em obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário, desta forma o Secretario Julimário Cerqueira Rodrigues fala que precisamos discutir essa política que é água e esgoto, tão essenciais a vida das pessoas, pois em pleno século XXI ainda temos pessoas que padecem e até mesmo morrem por falta de água potável para beber ou esgoto tratado, duas ações que são responsáveis por combater doenças.

Objetivando validar o Plano Municipal de Saneamento Básico e a Lei da Política Municipal de Saneamento Básico a Prefeitura Municipal realizou a mais uma audiência pública de finalização  para a população apreciar o trabalho que foi realizado desde do final do ano de 2015 até os dias atuais.