Cursos de inglês, elétrica e auxiliar administrativo foram oferecidos gratuitamente através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Mais de 100 jovens conceiçoenses foram beneficiados pelo programa, que contou com o financiamento do Governo Federal. Para Tiago de Souza Maroto (19), “o Pronatec foi uma porta que se abriu para todo o Brasil. Para os jovens de Conceição da Feira foi de fundamental importância, pois o curso foi um aprendizado, um caminho de amadurecimento para que possamos ser dignos em nossa sociedade”, afirma.
A prefeitura disponibilizou o espaço e dois profissionais para a realização dos cursos, dando total apoio logístico. Para o curso de elétrica, foram 40 alunos inscritos. A turma do curso de auxiliar administrativo foi a mais procurada, com 80 alunos, e a de inglês recebeu 20 alunos. “Com o curso de eletricista, adquiri mais conhecimento e pretendo em breve trabalhar na área e me especializar ainda mais. Trazer o Pronatec para Conceição da Feira foi uma das melhores realizações da administração municipal,” comentou Jones Pereira (27).
Os interessados tiveram que fazer uma pré-inscrição e efetivá-las na sede do Bolsa Família. Os candidatos precisaram apresentar documentos como RG, CPF, título de eleitor, NIS, comprovante de escolaridade e residência. Os pré-requisitos exigidos foram ter idades entre 16 e 59 anos e ter concluído ou estar cursando o ensino médio.